Eles comprovam que a história de uma empresa é construída através de resultados. Mais do que clientes, parceiros!
Problema
Empresa no setor madeireiro buscava solução para o ataque corrosivo sobre a tubulação do gerador de vapor. No primeiro ano de operação constatou-se corrosão generalizada sobre os tubos de troca térmica.
Solução Mascia
Como solução, primeiramente a Mascia realizou uma lavagem fosfatizante (produto RF-MAS) para estagnar o processo corrosivo, e após introduziu seus produtos para o tratamento de água, optando pelo tipo disperso solubilizante, auxiliado por um captador de oxigênio de última geração chamado HDA-MAS.
Resultado
Após 6 meses da limpeza e início do tratamento químico, foi realizada abertura interna da caldeira, verificando que a tubulação estava em boas condições e o processo corrosivo totalmente controlado.
Problema
Incrustações severas em trocadores de calor com diversos sistemas de resfriamento, compostos por diferentes metalurgias apresentava problema crítico de deposição de sais nos trocadores de calor, ocasionando paradas de produção para limpezas e substituição de trocadores.
Solução Mascia
A água utilizada para reposição nas torres de resfriamento era proveniente de poço artesiano, apresentando elevados índices de dureza e sílica (sais incrustantes). Com a adição de compostos dispersantes a base de polímeros e fosfonatos a deposição foi gradativamente removida e o sistema controlado.
Resultado
Aberturas periódicas dos equipamentos comprovam o bom estado dos trocadores e eficiência do tratamento químico. Atendimento técnico personalizado e automação dos sistemas de dosagens e purgas foram implantados neste cliente.
Problema
Empresa no setor de couro buscava redução no consumo de químicos em sua Estação de Tratamento de Efluentes.
Solução Mascia
A tecnologia aplicada com os polímeros (polieletrólitos) proporcionou melhores resultados na remoção de cor do efluente final, com uma redução na ordem de 50% no consumo de produto descolorante. Também na decanter, a utilização de um polímero catiônico de alta carga resultou na significativa diminuição de dosagem de produto, com clarificado mais límpido e aumento na secagem da torta (lodo).
Resultado
Todos estes benefícios propiciaram economia no custo final da ETE.
Problema
Elevado consumo de combustível (lenha) devido a crostas e deposições com espessuras superiores a 5 mm em uma tubulação de caldeira.
Solução Mascia
A Indústria Química Mascia efetuou uma limpeza química da caldeira com o produto RCF-01, base ácida com inibidores, removendo cerca de 90% do material incrustado.
Resultado
Nas primeiras semanas de operação após limpeza, constatou-se queda substancial no consumo de lenha na fornalha da caldeira, possibilitando retorno em curto prazo do investimento realizado.