Blog

Case de sucesso: economia de alcalinizante e coagulante em Estação de afluentes (ETA)

24 de outubro de 2024
No competitivo setor de produção de papel, onde a eficiência operacional e a redução de custos são importantes, a otimização do uso de produtos químicos no tratamento de água pode fazer uma diferença significativa.
No competitivo setor de produção de papel, onde a eficiência operacional e a redução de custos são importantes, a otimização do uso de produtos químicos no tratamento de água pode fazer uma diferença significativa. Recentemente, a Mascia teve a oportunidade de demonstrar sua expertise ao trabalhar para uma empresa localizada em Santa Catarina, especializada na produção de papel higiênico, guardanapos e papel toalha.
 
Desafio: redução do uso de produtos químicos na Estação de Tratamento de Água (ETA)
A indústria de papéis em questão enfrentava o desafio de otimizar o uso de produtos químicos em sua Estação de Tratamento de Água (ETA). A empresa estava utilizando quantidades consideráveis de alcalinizante (soda) e coagulante para alcançar o nível de turbidez necessária. O desejo de reduzir esses custos, mantendo a eficiência do processo, levou a empresa a buscar uma nova solução.
 
Solução: ajustes in loco e uso de produtos Mascia
Um dos vendedores técnicos especializados da Mascia visitou a instalação da empresa para realizar uma avaliação detalhada do processo de tratamento de água. Com base nessa análise, foram realizados testes de bancada no equipamento Jar-test e ajustes in loco para identificar a quantidade ideal dos produtos Mascia a serem utilizados. Assim, realizamos a substituição do produto MASFLOC PAC ETE 18% pelo produto MASFLOC 12%.
 
Essa ETA trata em média 60 m³/h de água, utilizava 176 ml/min de MASFLOC PAC-ETE 18% e, para regular o pH, em média 204 ml/min de SODA. O pH da água bruta varia entre 7,5-7,8 e a turbidez 50 a 250 NTU, dependendo das condições do rio. O MASFLOC PAC ETE 18% iniciava o processo de coagulação somente após corrigir o pH da água para 10,5-11.
 
O resultado foi notável: em comparação à soluções anteriormente utilizadas, a empresa conseguiu reduzir significativamente as dosagens de alcalinizante e coagulante necessários para atingir os mesmos resultados. Isso não só proporcionou uma economia direta nos custos dos produtos químicos, como também garantiu que a empresa continuasse a operar dentro dos padrões exigidos de qualidade e sustentabilidade. Além disso, reforçou seu compromisso com práticas responsáveis, algo que certamente fortalece sua posição no mercado.
 
As dosagens de coagulante e alcalinizante podem variar de acordo com a qualidade da água bruta do rio, clima, temperatura e outros fatores. Assim, recomenda-se avaliação diária do pH da água bruta, água de entrada e da caixa de coagulação da ETA.
 
Por que escolher a Mascia para o tratamento de água na sua indústria?
Com mais de 50 anos de experiência, a Mascia é uma referência em soluções químicas para o tratamento de águas industriais, efluentes, caldeiras e superfícies. Nossa expertise nos permite oferecer formulações que atendem às necessidades específicas de cada cliente.
 
Certificada pelas normas ISO 9001 e ISO 14001, a Mascia garante a qualidade e o profissionalismo em todas as suas operações. Proporcionamos precisão nos resultados analíticos do nosso laboratório, que monitora todos os produtos fabricados, matérias-primas, insumos e reagentes.
 
Se a sua indústria está em busca de soluções que aliem economia e eficiência no tratamento de água, a Mascia é a parceira ideal. Entre em contato e descubra nossas soluções inovadoras e responsáveis! 
 
Gostou desse conteúdo? Acompanhe-nos também nas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
Voltar